A revista Contexto Internacional proporciona a pesquisadores brasileiros e estrangeiros a possibilidade de compartilhar com a larga comunidade de leitores interessados os mais recentes avanços científicos que definem o debate acadêmico nas Relações Internacionais e nas áreas relacionadas hoje em dia. O Comitê Editorial está à procura de contribuições teóricas e empíricas de alta qualidade, advindas de todas as vertentes metodológicas e epistemológicas.

Publicada duas vezes por ano, a revista é uma referência na área das relações internacionais no Brasil. Se destina a promover e difundir o debate sobre política internacional. Fundada em 1985, a revista teve um papel histórico no desenvolvimento das Relações Internacionais no país e foi um dos primeiros meios de difusão relacionados com um programa especializado de ensino e investigação na área. A Contexto Internacional tem por objetivo permitir a participação de especialistas do Brasil nos grandes debates teóricos e nas diversas temáticas da disciplina de Relações Internacionais e suas interfaces disciplinarias.

A política editorial da Contexto Internacional estabelece que o trabalho deve ser de interesse acadêmico e representar um novo pensamento no âmbito das relações internacionais. Serão selecionados os artigos que contribuem para a compreensão da pluralidade das perspectivas presentes no mundo acadêmico.

Alguns critérios são particularmente importantes no processo de seleção de artigos:

  • Adequação temática à área de conhecimento que o periódico se propõe a divulgar;
  • Atualidade e importância do tema e originalidade em seu tratamento;
  • Universalidade do tema assegurando que o trabalho possa atingir também um público não especializado;
  • Consistência dos dados e das fontes que fundamentam a pesquisa empírica e/ou a discussão teórica;
  • Organização do trabalho e a argumentação devem ser claras e bem redigidas.

Todos os textos recebidos que cabem na proposta da revista serão sujeitos a um processo de avaliação duplamente anônima (“double-blind peer review”) por membros do Conselho Consultivo e pareceristas ad-hoc da revista.Os artigos publicados pela revista são de exclusiva responsabilidade de seus autores e podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte.

Forma e preparação de manuscritos

  • Solicita-se ler atentamente as seguintes indicações para informar a preparação de submissões à revista.
  • Serão aceitos trabalho inéditos em português, inglês ou espanhol, de autores que possuem ao mínimo o mestrado concluído.
  • Os trabalhos devem estar configurados com espaçamento duplo e salvos no programa Word para Windows.
  • Os artigos devem ter aproximadamente 8.000 palavras e apresentar, em português e em inglês, os seguintes itens:

a) título;
b) Quatro palavras-chave;
c) um resumo de cerca de 150 palavras;
d) uma frase em português contendo o objetivo do artigo.

Solicita-se que seja enviado, separadamente, um breve currículo do autor que contenha a titulação, a função que exerce atualmente e as publicações recentes.

Para citações e referências bibliográficas, Contexto Internacional adota as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), <http://www.abnt.org.br>.

Toda a correspondência da revista se faz exclusivamente por meio do e-mail npp@puc-rio.br .