O Grupo de Estudos e Pesquisas para Alternativas em Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista – UNESP convida para o  I Simpósio do GARI a ser realizado nos dias 21 e 22 de setembro de 2011, na Faculdade de Ciências Humanas e Socias da UNESP – campus de Franca.
Sob o título “Novas Perspectivas para um Velho Debate sobre a América Latina”, o evento propõe duas principais discussões: A interpretação da América Latina sob a ótica das novas teorias, que se justifica através da constatação de que as teorias clássicas não são capazes de descrever e, por conseqüência, entender, a realidade latino-americana, pelo simples fato de que são geradas nos países desenvolvidos, seja na Europa, seja na América do Norte, que sempre enxergaram a América latina como apêndice de seus territórios e de sua lógica comercial. Essas teorias nunca tiveram como centro de suas análises a América Latina.
A outra discussão proposta pelo simpósio é a questão daContra-hegemonia e emancipação na América Latina, cuja motivação é o fato de que esses discursos sejam cada vez mais fortes nesse continente, se materializando nos governos de esquerda que se espalham pela América latina bem como na força dos movimentos sociais, que a despeito da marginalização desses grupos, cada vez mais se expandem e conquistam objetivos. Em suma, essas discussões são fruto da necessidade de a academia se adequar às discussões da sociedade em que está inserida.
As inscrições estão abertas, com prazo para envio de trabalho (9 de setembro). Informações sobre programação, inscrições e apresentação de trabalho no cartaz em anexo e em gariunesp.wordpress.com .