Estado da Arte

Revista Mundialistas

O Mundialistas (www.mundialistas.com.br) é um periódico virtual sem qualquer vínculo institucional com universidades e sem fins lucrativos. Trata-se, pois, de um projeto autônomo, fundado em 2009, idealizado por estudantes universitários de Relações Internacionais e áreas afins cuja missão é divulgar opiniões inteligentes sobre os mais diversos assuntos de natureza internacional.

O nome do grupo deriva de um movimento de mesmo nome que visava à construção da unidade política mundial, harmonizando aspirações cosmopolitas e pacifistas. Como afirma Bobbio em seu dicionário de política, o movimento “[a]firma o princípio da unidade do gênero humano acima das divisões nacionais e a necessidade de um seu ordenamento pacífico capaz de garantir a unidade do planeta, e, ao mesmo tempo, a autonomia de todos os Estados”.

Imbuídos desse espírito, os oito colunistas que compõem o Mundialistas escrevem análises, opiniões e artigos sobre as Relações Internacionais e demais disciplinas correlatas – Ciência Política, Economia, Direito, História, Sociologia, dentre outras. O Mundialistas também tem a satisfação de publicar mensalmente contribuições de estudantes de diversas áreas e de todos os níveis – graduação, mestrado e doutorado.

O Mundialistas envia um newsletter mensal para os emails cadastrados no site com um resumo dos artigos publicados e com a divulgação de eventos de relações internacionais em todo o Brasil. Estudantes e profissionais da graduação ao doutorado são convidados a enviar seu artigo ou análise para publicação no periódico, cujas normas editoriais estão disponíveis na página da revista, sob a aba “Como Publicar”.