Em destaque Eventos

Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana será virtual e acontecerá em dois dias

A Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana, evento que já faz parte do calendário do Rio e principal fórum sobre segurança internacional da América Latina, confirmou sua 17ª edição, a primeira realizada de forma completamente virtual e durante dois dias, 24 e 25 de setembro. A Fundação Konrad Adenauer e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), com o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil, são responsáveis pela iniciativa e irão adaptá-la para o formato “online” através de plataforma capaz de transmitir as discussões ao vivo para o público inscrito em todo o mundo.

Os conferencistas estarão em diversos países – Brasil, Alemanha, Bélgica e Argentina – e falarão a partir de suas residências ou gabinetes em “mesas virtuais” sobre assuntos relacionados à temática desse ano: Novas Fronteiras e Soberania frente aos Desafios Globais. O tema está diretamente ligado à crise migratória, que deve se intensificar diante dos impactos econômicos da pandemia do COVID-19. Como são diversos os idiomas dos participantes, quem estiver assistindo poderá optar pela tradução simultânea.

Entre os convidados, está David McAllister, político alemão, Presidente da Comissão de Assuntos Externos do Parlamento Europeu, Primeiro Ministro da Baixa Saxônia e Vice-presidente do European People’s Party. McAllister fará o discurso de abertura do evento. Além dele, o Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, também está entre os participantes.

Acompanhe as redes da Fundação Konrad Adenauer no Brasil para saber mais sobre o evento. Acesse pelo Instagram, Twitter ou Facebook: @kasbrasil

Informações adicionais podem ser obtidas aqui.

Professor e pesquisador da área de política externa brasileira do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (iREL-UnB). É editor da Revista Brasileira de Política Internacional - RBPI (http://www.scielo.br/rbpi) e de Meridiano 47 (http://www.meridiano47.info). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).