Em destaque Estado da Arte

Orion Noda apresenta o artigo “Western straitjacket and post-colonial scars in academic publishing”

Orion Noda, pesquisador do King´s College (Reino Unido), apresenta o artigo “Epistemic hegemony: the Western straitjacket and post-colonial scars in academic publishing”, publicado na edição 1/2020 (Volume 63 – No. 1 – 2020) da Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI.

No artigo, Orion Noda argumenta que o campo das Relações Internacionais é pouco ‘internacional’ e muitos estudiosos expressaram as suas preocupações acerca da limitada visibilidade da diversidade da disciplina. O artigo lança luz sobre a dinâmica da publicação científica, a partir de uma perspectiva não ocidental e reforça as críticas epistemológicas pós-coloniais na disciplina. Com base no mais recente conjunto de dados das revistas da International Studies Association (ISA), Noda argumenta que a configuração atual de revistas de IR não é adequada e receptiva a estudiosos e epistemologias não-ocidentais.

Leia o artigo

Noda, Orion. (2020). Epistemic hegemony: the Western straitjacket and post-colonial scars in academic publishing. Revista Brasileira de Política Internacional, 63(1), e007. Epub July 27, 2020.https://doi.org/10.1590/0034-7329202000107

Como citar esta nota

Cite this article as: Editoria Mundorama, "Orion Noda apresenta o artigo “Western straitjacket and post-colonial scars in academic publishing”," in Revista Mundorama, 25/08/2020, https://mundorama.net/?p=27569.

Professor e pesquisador da área de política externa brasileira do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (iREL-UnB). É editor da Revista Brasileira de Política Internacional - RBPI (http://www.scielo.br/rbpi) e de Meridiano 47 (http://www.meridiano47.info). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).