Economia Internacional

Rodrigo F. Cezar apresenta o artigo “Compliance in ‘exceptional’ trade disputes: a set-theoretical approach”, publicado na RBPI 1/2020

Rodrigo Fagundes Cezar, pesquisador do Institut de Hautes Études Internationales et du Développement, em Genebra (Suíça) apresenta o artigo “Compliance in “exceptional” trade disputes: a set-theoretical approach“, publicado no No. 1/2020 (Volume 63 – No. 1 – 2020) da Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI.

— Leia o artigo — https://bit.ly/2C5PLqw

O artigo usa o método de Análise comparativa qualitativa (QCA) para examinar as combinações de condições que explicam a duração das disputas da Organização Mundial do Comércio (OMC) que invocam exceções gerais do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) (Artigo XX). Adotando a controvérsia Brasil-CE sobre pneus reformados como exemplo, o trabalho ressalta a importância da mobilização de organizações da sociedade civil como ONGs e grupos de reflexão em associação com assimetria de poder e / ou agentes de veto. O artigo contribui para entender a complexidade causal e a heterogeneidade empírica das disputas “excepcionais” (disputas em que uma parte invoca as exceções gerais do GATT).