Europa Política Internacional

Leandro Ferreira apresenta “A formação do complexo regional de segurança energética na UE”, publicado em Meridiano 47

Leandro Gomes Ferreira, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MInas, apresenta o artigo “A formação do complexo regional de segurança energética pela Energiewende na União Europeia“, que escreveu em co-autoria com Matilde Souza, e publicado no Volume 21 (2020) de Meridiano 47, Journal of Global Studies.

No artigo discute-se como Energiewende converge a UE para um complexo de segurança energética. Baseia-se na teoria do Complexo Regional de Segurança, considerando a energia como um setor de análise que lida com o trade-off segurança energética e mudanças climáticas. Verifica-se que a UE evita medidas extremas sobre energia, encorajando a Alemanha a apresentar uma política regional partindo de experiências domésticas, o que a torna o principal exportador de energias renováveis.

Leia o artigo: https://bit.ly/2DkeiZL De Souza, Matilde, e Leandro Gomes Ferreira. 2020. “A formação Do Complexo Regional De segurança energética Pela Energiewende Na União Europeia”. Meridiano 47 – Journal of Global Studies 21 (junho). https://doi.org/10.20889/M47e21003.