Eventos

FUNAG publica a 35ª edição do Cadernos do CHDD

A FUNAG publica a 35ª edição do Cadernos do CHDD, revista editada pelo seu Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD). E o novo número traz correspondências dos primeiros enviados diplomáticos brasileiros aos países vizinhos do rio da Prata e de nossas representações às vésperas da 2ª Guerra Mundial. Nessa edição, a série das embaixadas foca na correspondência com as representações em Tóquio e em Pequim de 1937 a 1939.

Na seleção de documentos sobre o Prata, são transcritos ofícios, despachos e cartas da missão do conselheiro Antonio Manuel Correa da Câmara à Assunção. A missão foi dividida em duas partes para tentar estabelecer um tratado de amizade entre Brasil e Paraguai, porém foi frustrada pela falta de receptividade do líder José Gaspar Francia. Correa da Câmara escreve uma série de ofícios memoráveis sobre o Paraguai e sobre a região, que correspondem certamente a um dos mais interessantes documentos diplomáticos do período.

Também nessa edição, a série europeia é interrompida para publicar os ofícios e telegramas das representações em Tóquio e Pequim. Aqui são demonstrados fatos sobre a universalização do conflito que desencadeia na chamada Segunda Guerra Sino-Japonesa, em 1937, ocorrida antes e durante da 2ª Guerra Mundial.

Faça o download gratuito da nova edição do Cadernos do CHDD na Biblioteca Digital.

Professor e pesquisador da área de política externa brasileira do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (iREL-UnB). É editor da Revista Brasileira de Política Internacional - RBPI (http://www.scielo.br/rbpi) e de Meridiano 47 (http://www.meridiano47.info). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).