Eventos

Chamada de trabalhos para o 7º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade

Até o dia 23 de julho (domingo) estará aberta a submissão de resumos para o GT em Relações Internacionais, Ciência e Tecnologia, no âmbito do 7º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, promovido pela ESOCITE (Associação Brasileira de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia)
O GT 19 “Ciência, Tecnologia e Sociedade e Relações Internacionais: um diálogo possível?” objetiva reunir trabalhos analisam dinâmicas de Ciência e Tecnologia no âmbito das Relações Internacionais.
O evento acontecerá em Brasília entre os dias 5 e 7 de outubro de 2017. A lista completa de GTs aprovados pode ser consultada no link: http://www.esocite2017.com.br/gts-aprovados/.
Maiores informações sobre o evento e processo de inscrição podem ser obtidas no site: http://www.esocite2017.com.br
O resumo do GT segue abaixo:
GT 19 – “Ciência, Tecnologia e Sociedade e Relações Internacionais: um diálogo possível?”
Organizadoras: Iara Costa Leite (UFSC) e Nicole Aguilar Gayard (UFU)
O campo de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem ganhado espaço crescente nas ciências sociais e, em diversas análises, reconhecido o aspecto internacional das trocas e relações envolvendo esses três elementos centrais. Novas e velhas abordagens, como o Pós-colonialismo ou a Nova Sociologia Política da Ciência apontam para dinâmicas entre ciência e sociedade que ultrapassam fronteiras e instituições nacionais, levantando a necessidade de consideração de atores e processos transnacionais em análises dos caminhos da ciência e tecnologia, seja no passado colonial, seja no presente pós-colonial e pautado pela globalização, seja no futuro, relacionado à consideração de novas formas de governança da ciência e da tecnologia. Paralelamente, no campo das Relações Internacionais, ciência e tecnologia vêm sendo reconhecidas como elementos fundamentais na interface com temas centrais da área, como segurança e desenvolvimento, cooperação internacional e competição, com novas abordagens e temas sendo crescentemente explorados em estudos da área – tais como diplomacia científica e sistemas nacionais de inovação. A despeito do reconhecimento da temática da ciência e tecnologia e de seu alcance internacional, o diálogo entre perspectivas de cada área é incipiente. Este grupo de trabalho tem como objetivo explorar possíveis abordagens que reconheçam o aspecto social da ciência tanto quanto a importância de sua consideração em dinâmicas internacionais contemporâneas, a partir da reunião de jovens pesquisadores da área de Relações Internacionais que vêm se dedicando ao estudo da CTS, e vice-versa – pesquisadores de áreas de CTS dedicados a temas de Relações Internacionais, com o objetivo de reunir evidências empíricas sobre casos específicos e discutir marcos teóricos e metodológicos que permitam aprofundar a análise das interfaces entre os campos.

0 comentário em “Chamada de trabalhos para o 7º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.