Eventos

Evento – Novos olhares sobre a Politica Externa Brasileira

Vivemos um período de rápidas e crescentes transformações, que criam importantes desafios, mas também grandes oportunidades. Embora o Brasil tenhas todas as credenciais para assumir renovado papel de liderança na ordem mundial, o País ainda carece de espaços inclusivos de discussão sobre política externa, que permitam contornar a superficialidade e polarização atuais e definir um planejamento estratégico de longo prazo, em sintonia com autênticos interesses nacionais. Afinal, quais as prioridades de política externa do Brasil para os próximos anos? Como o País pretende afirmar sua inserção na nova ordem global? Que papel pretende assumir? Qual imagem deve passar? Quais serão os maiores desafios a superar? Tudo indica que as respostas para essas questões ainda não foram claramente identificadas.

A sucessão de Governos democráticos nas últimas décadas, somada a um contexto internacional favorável para os países emergentes, permitiu importante salto de desenvolvimento  para o País e criou condições ideais para a reestruturação de seu modelo de inserção na arena global. Identificado como grande demais para ficar de fora do complexo equilíbrio de poder mundial, mas ainda pequeno para nele “atuar sozinho”, o Brasil viu-se em meio a uma geometria variável de poder geográfico, que permitiu a diversificação de sua agenda, a formação de novas alianças e uma participação mais ativa nos principais centros de decisão.

Não obstante os indiscutíveis avanços realizados, as crises dos últimos anos e o atraso de reformas estruturais no País desmascararam vícios do passado e revelaram a persistência de importantes desafios a superar. A atual sensação de falta de rumos de nossa política externa é o reflexo mais imediato desta realidade. Como espaço de reflexão democrático e acessível a diferentes públicos, os debatedores deverão apresentar leituras críticas e construtivas sobre os rumos da PEB, além de áreas de crescente interesse para o Brasil, da diplomacia pública à cooperação internacional, da governança da internet à ao desenvolvimento sustentável, da política externa para a Ásia à necessidade de reformas no Itamaraty. A necessidade de contornar velhas mentalidades, avessas à mudanças e reativas à modernidade torna-se a cada dia mais evidente. Trata-se de difícil tarefa, mas que deverá ser aprofundada continuamente por meio novas ferramentas e modelos inovadores de discussão.

Com o objetivo de aprofundar a discussão sobre a inserção do Brasil na nova ordem global e os principais desafios a superar nos próximos anos, o Instituto de Relações Internacionais da UnB e a Editora Contexto realizarão, no próximo dia 29 de maio, às 18:15, no Auditório do IREL/IPOL UnB, Campus Darcy Ribeiro, amplo debate baseado no livro “Novos Olhares sobre a Política Externa Brasileira”, organizado pelo diplomata Gustavo Westmann.

O debate faz parte de projeto mais amplo voltado a envolver uma nova geração de diplomatas, jornalistas, professores, estudantes e representantes do setor privado nas discussões sobre os rumos da agenda internacional do País, de modo a compreender como avaliam o momento atual e as contribuições que poderão trazer no futuro próximo. Entre os debatedores, o organizador do livro, Gustavo Westmann, o Professor Eiiti Sato (UnB) e o diplomata Gustavo Pacheco. O encontro será moderado pelo coordenador de Extensão do IRel, Thiago Gehre (UnB).

 
Maiores Informações: 61 3107 2288.

0 comentário em “Evento – Novos olhares sobre a Politica Externa Brasileira

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.