Evento – Chamada de Artigos – Revista Monções: DOSSIÊ – “O Brasil no mundo: a política externa brasileira em debate.”

A revista eletrônica Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD, publicação semestral do Curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados, aceita para seu próximo número, a ser lançada no segundo semestre de 2012, contribuições enviadas até 28/12/2012.

A Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD, aceita textos escritos em português, espanhol, inglês e francês, na forma de artigos, resenhas bibliográficas, ensaios e entrevistas.

O objetivo da revista é contribuir para o desenvolvimento das Relações Internacionais e seus campos afins. As contribuições devem ser enviadas para o sistema eletrônico de editoração de revistas (http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/moncoes) até o prazo indicado. Para o próximo número da revista eletrônica Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD serão aceitos trabalhos nas modalidades indicadas na chamada e dossiê.

1. APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

“O Brasil no Mundo: a política externa brasileira em debate”.

O dossiê tem por objetivo apresentar as diversas faces das relações exteriores do Brasil. Para tanto, farão parte desse dossiê artigos, notas de pesquisa, entrevistas, resenhas, entre outros trabalhos relacionados com a temática, que contribuam para uma maior compreensão da inserção internacional do Brasil, seus temas e suas agendas.

Para este número, o dossiê contará com a entrevista do Professor Doutor André Reis Silva (UFRGS) e com a Transcrição da Conferência de Abertura do V Encontro de Estudos da Realidade Brasileira,promovido pelo POLITHICULT/PUC-SP de 10 a 12 de Setembro de 2012 – “O Brasil e a Segunda Guerra: 70 anos depois”. Proferida pelo Professor Doutor Oliveiros S. Ferreira (PUC-SP).

Além da área destinada ao dossiê, a revista receberá  textos acadêmicos de temas diversos, que poderão ser publicados na seção miscelânea. Para informações adicionais, consultar a Comissão Editorial da revista através do endereço: revistamoncoes@ufgd.edu.br

2. OBJETIVO, POLÍTICA EDITORIAL E NORMAS DE PUBLICAÇÃO.

A revista eletrônica Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD tem por objetivo maior contribuir para o desenvolvimento das Relações Internacionais e seus campos afins.

As contribuições para a revista eletrônica Monções deverão seguir as seguintes especificações:

  1. Artigos inéditos em português, espanhol, francês ou inglês com até 10.000 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé, os quais devem obrigatoriamente possuir resumo em português, espanhol e inglês, com no máximo 500 palavras, e três palavras-chave.
  2. Ensaios bibliográficos com até 5.000 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé.
  3. Resenhas bibliográficas com até 2.000 palavras, incluindo eventuais referências bibliográficas e notas de rodapé, e sobre obras recentemente publicadas.
  4. Entrevistas com até 5.000 palavras.
  5. Resumo de teses e dissertações com até 3.000 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé.
  6. Notas prévias de pesquisas em andamento com até 3.000 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé, centradas principalmente na descrição do quadro teórico-metodológico e hipóteses a serem trabalhadas, as quais devem obrigatoriamente possuir resumo em português, espanhol e inglês, com no máximo 500 palavras, e três palavras-chave.
  7. Transcrição de palestras e conferências, com até 12.000 palavras.

A pertinência para publicação dos trabalhos enviados será avaliada pelo Conselho Editorial no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da revista, e por pareceristas ad hoc no que se refere ao conteúdo e qualidade das contribuições. Excepcionalmente serão aceitos originais bilíngues, em língua indígena, em inglês, em português ou em espanhol.

Os trabalhos devem ser enviados para a plataforma da revista eletrônica disponível no sítio eletrônico da UFGD (http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/moncoes), com as seguintes especificações: editor compatível com Word for Windows, fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5 linhas e margens laterais, superior e inferior de 2,5 cm.

As citações em até (03) linhas devem estar no corpo do texto entre aspas. A partir de quatro linhas, devem estar em destaque com letra tamanho dez (10) e recuo em quatro centímetros à esquerda, especial (nenhum) e espaçamento entre linhas (simples).

As notas de rodapé devem vir no corpo do texto e não podem consistir em simples referências bibliográficas, com o seguinte formato: sobrenome do autor / espaço / ano de publicação: /espaço / páginas), conforme os exemplos: Fulano (2003: 15-16); Beltrano & Cicrano (1998: 212-214); (Beltrano et al. 2001: 25).

Para maiores informações, consultar Conselho Editorial da revista eletrônica Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD junto a Secretaria do Curso de Relações Internacionais fone (55 67) 3410-2462 (A/C Thais Lopes); e-mail revistamoncoes@ufgd.edu.br.